A Companhia

Com mais de 55 anos de atuação, o Grupo Profarma é o player mais diversificado do setor de saúde, com Unidades de Negócio de Distribuição, Especialidades e Varejo. Em 2006, tornou-se a primeira companhia do segmento a realizar abertura de capital no Novo Mercado BM&FBovespa. Atualmente, com um histórico de aquisições bem integradas e uma reputação sólida, está entre os 200 maiores grupos privados do Brasil.



Distribuição

A Profarma Distribuidora de Produtos Farmacêuticos, core business da companhia, compõe a Divisão Distribuição. A operação, atualmente, tem capacidade de atender uma área geográfica que representa aproximadamente 96% do mercado consumidor de produtos farmacêuticos do Brasil.

Estrutura
•    Top 2 Brasil
•    11 Centros de Distribuição: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, sendo 4 totalmente automatizados
•    Mais de 10.000 itens no mix de produtos
•    500 mil pedidos por mês
•    12 mil entregas por dia
•    35.000 farmácias abastecidas por mês
•    3.800 cidades atendidas
•    2.700 colaboradores
 

Especialidades
A Divisão Especialidades é composta pela Profarma Specialty, uma Joint Venture, uma associação estratégica entre a Profarma e a ABC – AmerisourceBergen Company, líder mundial no mercado de Especialidades. Integra, em seu portifólio, serviços de distribuição, farmácia de especialidades e suporte a pacientes.

Estrutura
•    Top 3 Brasil
•    4 Centros de Distribuição
•    Atendimento em todo o Brasil
•    Mais de 1.300 itens em oncologia, reumatologia, neurologia, endocrinologia, dermatologia, ginecologia, além de vacinas e produtos hospitalares
•    40 consultores para atendimento a pacientes
•    Mais de 3.600 clientes
•    500 colaboradores
 

Varejo
d1000 é a marca da Divisão Varejo. Atualmente, está composta pelas redes Drogasmil, Farmalife, Drogarias Tamoio e Drogaria Rosário, sendo a líder do Centro-Oeste do Brasil, a 2ª maior rede em número de lojas do Rio de Janeiro e a 6ª maior rede de varejo farmacêutico do Brasil. Esta divisão apresenta grande potencial de crescimento devido às estratégias de manutenção das características comerciais de cada uma de suas bandeiras, da complementaridade geográfica e de posicionamentos, da conjunção das experiências de seus profissionais e da consolidação de sua identidade como um conjunto de marcas

Estrutura
•    60 lojas com a bandeira Drogasmil
•    8 lojas com a bandeira Farmalife
•    61 lojas com a bandeira Tamoio
•    150 lojas com a bandeira Rosário
•    Mais de 2.700.000 consumidores/mês
•    5.200 colaboradores

Linha do Tempo
Histórico

A Profarma foi constituída em 1961, por Sr. Manoel Birmarcker. A Companhia iniciou suas operações no Estado do Rio de Janeiro, num pequeno escritório, no centro da cidade do Rio de Janeiro, local de fácil acesso às regiões norte e sul da cidade, onde se encontravam as principais redes de drogarias naquele período.


Os anos que se seguiram à sua constituição foram marcados por um alto crescimento de seu número de clientes. Na década de 70, a Profarma deu início a um processo de expansão de suas atividades e ampliação de sua sede. Posteriormente, firmou parcerias e iniciativas conjuntas com importantes indústrias de produtos farmacêuticos, tais como Bristol-Myers Squibb, Roche e Aché.

Na década de 90, iniciou seu processo de expansão de atividades para outras regiões do País, acompanhado de rígidas diretrizes de crescimento sustentável de longo prazo. Para tanto, a Companhia passou por um processo de reestruturação de todas as suas áreas.

Em 1996, iniciou suas operações no estado de Minas Gerais, com a abertura de um Centro de Distribuição na cidade de Belo Horizonte. Em 1997, completou o processo de automatização para separação dos produtos (picking) no Centro de Distribuição do estado do Rio de Janeiro.

No ano de 1998, abriu um novo Centro de Distribuição na cidade de Serra, no estado do Espírito Santo. No ano seguinte, realizou a aquisição estratégica de um distribuidor atacadista de produtos farmacêuticos no estado de São Paulo, a KF Distribuidora, que contava com um Centro de Distribuição na capital e outro, no interior, na cidade de São Carlos.

Após a consolidação de suas atividades nesses cinco centros de distribuição, a Profarma ampliou suas operações para outras regiões do Brasil. Em 2001, realizou a abertura de dois centros de distribuição: um, na cidade de Curitiba, estado do Paraná, no Sul do Brasil, e outro, em Brasília, Distrito Federal, no Centro-Oeste.

Devido a seu rápido processo de expansão, a Companhia passou por uma renovação tecnológica e uma completa atualização de seus processos gerenciais internos. Importantes investimentos em tecnologia da informação foram realizados, como a implantação dos sistemas SAP R/3 e BIS (Business Intelligence System).

Nos anos de 2002 e 2003, iniciou o fornecimento de produtos farmacêuticos e hospitalares a clínicas e hospitais privados localizados nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Em 2004, passou a operar na região Nordeste do País, com a abertura de um Centro de Distribuição na cidade de Salvador, no estado da Bahia.

Em 2005, a Profarma iniciou suas atividades de distribuição de vacinas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e alguns estados do Nordeste, por meio da subsidiária Promovac, a fim de aumentar seu mix de produtos e obter sinergias com a sua estrutura de negócios. No ano seguinte, suas atividades no Rio de Janeiro foram transferidas para um novo Centro de Distribuição com maior capacidade operacional.

Disposta a grandes mudanças, em 2006, a Profarma realizou abertura de capital no Novo Mercado BM&F Bovespa e tornou-se a primeira empresa do segmento a fazer esse movimento estratégico.

No ano de 2007, a Profarma conquistou novas áreas de atuação. Em janeiro, inaugurou o Centro de Distribuição de Pernambuco e, em maio, o do Ceará. Em julho, adquiriu os ativos operacionais da Dimper no Rio Grande do Sul, totalizando 11 centros de distribuição. Com isso, tornou-se uma distribuidora de abrangência nacional.

Em 2009, a Profarma inaugurou seu 12º Centro de Distribuição no País: o de Goiânia. O novo CD foi o segundo no Centro-Oeste, consolidando a presença da Companhia na região.

Atualmente, os Centros de Distribuição da companhia cobrem cerca de 96% do mercado nacional consumidor de produtos farmacêuticos.

Tendo como principal foco a diversificação das linhas de produtos e de canais em setores com rentabilidade e potencial de crescimento, em 2012, a Profarma concluiu a aquisição da ArpMed. Dessa forma, passou a integrar em seu portifólio a venda de medicamentos especiais, de alto valor agregado, e inaugurou sua Divisão Especialidades.

O ano de 2013 marcou o início de uma nova etapa estratégica da Companhia: a entrada no varejo farmacêutico, com as aquisições das redes Drogasmil, Farmalife e Tamoio, no Rio de Janeiro.

Assim, consolidou seu novo posicionamento: o Grupo Profarma, player mais diversificado do setor de saúde do Brasil.

Em 2014, realizou uma associação estratégica com a AmerisourceBergen Corporation - uma das maiores companhias fornecedoras de serviços e produtos farmacêuticos do mundo -, que adquiriu 19,9% do Capital Social da Profarma, a partir da subscrição de novas ações, em decorrência de aumento de capital. Juntas, formaram a Profarma Specialty, uma joint venture com 50% de participação de cada empresa, com o objetivo de ampliar a atuação no mercado de Especialidades Farmacêuticas. Essa associação permitiu ao Grupo Profarma dar continuidade ao movimento iniciado com a aquisição da Prodiet (2011) e ArpMed (2012). Nesse período, lançou também a N° 21, marca exclusiva de higiene e beleza.

Buscando fortalecer sua Divisão Varejo, em 2016, a companhia denominou de d1000 varejo farma seu conjunto de marcas líderes. No mesmo ano, realizou um novo aumento de capital, de aproximadamente R$ 140 milhões, lançou a GOnutri, marca exclusiva de vitaminas e suplementos, e adquiriu 100% da Rosário, rede de drogarias com 150 lojas e há mais de 40 anos, na Região Centro-Oeste. Com este movimento, a d1000 varejo farma dobrou sua plataforma e tornou-se a líder no Centro-Oeste do Brasil, a 2ª maior rede em número de lojas do Rio de Janeiro e a 6ª maior rede de varejo farmacêutico do Brasil.

Índices

Copyright Profarma 2016 - Todos os direitos reservados

imgCapctha