Estratégias e Vantagens Competitivas

Vantagens Competitivas

A Profarma possui as seguintes vantagens competitivas:

O mercado de distribuição atacadista de produtos farmacêuticos no Brasil é ainda muito fragmentado, mas já se nota uma busca contínua pela racionalização da cadeia de fornecimento e, nesse cenário, a Profarma acredita estar bem posicionada para se beneficiar dessa tendência. A habilidade da Profarma em aumentar a sua participação de mercado em regiões que já atua, seu histórico de sucesso em desenvolver novas regiões de atuação e sua comprovada experiência em operar em novos segmentos, como vendas para hospitais e distribuição de vacinas, lhe credencia a manter um crescimento diferenciado comparativamente ao mercado.
A Companhia tem conseguido significativos ganhos de escala em sua operação, especialmente em virtude do estruturado modelo de gestão, baseado em investimentos em tecnologia, automação de processos e foco em racionalização de despesas. Adicionalmente, por meio de seu contínuo foco em eficiência, a Profarma mantém uma estrutura operacional de baixo custo, procurando garantir assim sua competitividade. Com esse objetivo, terceirizou os serviços de entrega de produtos e aluga os imóveis onde estão localizados seu centros de distribuição, direcionando o foco para investimentos que agreguem valor ao negócio e resultem em aumento de produtividade.
O modelo de gestão da Profarma está baseado em agressivas metas de desempenho para cada uma de suas áreas, com rigoroso acompanhamento dos principais indicadores financeiros e operacionais. Esse modelo contempla, ainda, contínuas reavaliações dos processos, investimento freqüente em tecnologia – como por exemplo a implantação do SAP e BIS (Business Intelligence System), que lhe permitiu aprimorar, unificar e integrar seus processos e informações gerenciais – e a realização de pesquisas de mercado para avaliação da satisfação de seus clientes. Esse modelo tem proporcionado uma melhoria contínua dos indicadores de qualidade de serviços e caracterizado a Companhia como um aliado confiável para alavancagem dos negócios de seus fornecedores e clientes.
A Profarma oferece serviços de suporte aos seus clientes e fornecedores. Dentre os serviços oferecidos aos clientes, destacam-se a ferramenta de EDI que permite o envio dos pedidos de compras por meio eletrônico, a realização de campanhas promocionais customizadas, programas de relacionamento que envolvem a produção de materiais promocionais e programas de fidelização. Com relação aos fornecedores, destacam-se programas de incentivo para força de vendas, implementação de campanhas promocionais, suporte logístico e promocional na introdução de novos produtos, e serviços de recolhimento de produtos (recall) junto aos pontos de venda.
As receitas operacionais líquidas da Companhia apresentaram uma taxa composta de crescimento anual equivalente a 19,1%, entre 2004 e 2008. Nesse mesmo período, o índice composto de crescimento anual do EBITDA Ajustado da Profarma foi de 13,7% e a Margem EBITDA Ajustado no exercício encerrado em 31 de dezembro de 2008 foi de 3,1%. Adicionalmente, em razão dos investimentos já realizados, assim como a natureza dos negócios a Companhia, tanto a manutenção quanto a expansão orgânica de suas atividades não exigirão investimentos de capital significativos.
A Companhia atua há 51 anos no setor de distribuição atacadista de produtos farmacêuticos e seus principais executivos estão à frente dos negócios ou atuam no setor há mais de 10 anos, possuindo amplo conhecimento técnico, operacional e mercadológico das atividades que desempenham. A cultura corporativa da Profarma é focada em resultados, baseada em sólidos valores, metas objetivas e transparentes, fundamentada em um modelo de gestão voltado à eficiência operacional e rentabilidade. Esse modelo permite atrair, formar, desenvolver e reter profissionais jovens, qualificados e comprometidos, que são avaliados periodicamente.

Estratégia

A Companhia busca tornar-se o maior e mais rentável distribuidor atacadista de produtos farmacêuticos do Brasil, por meio de crescimento consistente e sustentável, mantendo baixos custos operacionais, fortalecendo suas vantagens competitivas e maximizando valor para os acionistas. Os principais componentes de seu estratégia são os seguintes:

A Profarma acredita que sua estrutura de baixo custo, foco em qualidade e estratégia comercial flexível, capaz de atender às particularidades regionais, lhe garantirão uma sólida vantagem competitiva permitindo o crescimento consistente nos mercados em que ela atua e a expansão para novas regiões mediante a abertura de novos centros de distribuição, conferindo significativos ganhos de escala e maior poder de negociação junto aos fornecedores. A Companhia avalia regularmente oportunidades de expansão por meio de pesquisas de mercado e mapeamento de concorrentes locais.
A Companhia pretende aumentar sua atuação para a rede hospitalar privada do Brasil, inclusive em regiões nas quais ainda não atua nesse segmento. Além disso, a Profarma continuará expandindo para segmentos diferenciados que se mostrarem atrativos e com efetiva sinergia com os seus negócios, tais como produtos oncológicos e materiais cirúrgicos.
A Profarma possui um modelo de gestão que avalia de forma matricial o desempenho de seus centros de distribuição, com a criação de metas, definição de responsabilidades e rigoroso acompanhamento. A Companhia acredita que essa metodologia permite manter seu foco em eficiência e estrutura operacional de baixo custo, garantindo, assim, maior competitividade.
A administração da Profarma possui experiência de sucesso em aquisições estratégicas, o que permitiu expandir suas atividades para o Estado de São Paulo, com a aquisição da KF Distribuidora em 1999. A Companhia acredita que a bem-sucedida integração da KF Distribuidora, que contava com dois centros de distribuição, lhe proporciona segurança para buscar oportunidades de aquisições estratégicas a fim de manter e melhorar o seu posicionamento de mercado e aumentar a suas lucratividade e competitividade.
A Profarma seguirá desenvolvendo o portfólio de soluções de serviços que atendam com eficácia as demandas de seus clientes e fornecedores e contribuam significativamente para aumentar a racionalização da cadeia de abastecimento de produtos farmacêuticos no Brasil. A Companhia acredita que a contínua ampliação desse portfólio deverá contribuir de forma mais relevante na geração de receitas e lucros diretos, além de resultar na fidelização de seus clientes e fornecedores, promovendo e consolidando relacionamentos de longo prazo.

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