Quem somos
Fundada em 1961 no Rio de Janeiro por Manoel Birmarcker, a Profarma iniciou suas atividades na distribuição de medicamentos e produtos de saúde, higiene e bem-estar. Atuou exclusivamente nesse segmento até 2013, quando ingressou no varejo farmacêutico com a aquisição das redes Drogasmil, Farmalife e Tamoio e concluiu sua fase de expansão inorgânica em 2016 com a compra da Rede Rosário, no Mato Grosso.
Assim, o Grupo consolidou-se como um dos principais players de saúde no Brasil, com mais de 60 anos de atuação e uma plataforma integrada de distribuição e varejo. Atualmente, opera 15 centros de distribuição e quatro bandeiras de farmácias, com forte presença em mercados estratégicos do país. A Rede d1000 também desenvolve marcas exclusivas, como Nº 21, GOnutri, Bem Básico, Bonnevi, Dfresh, Mini Moon, Mise, Polimix e Wissen, ampliando sua proposta de valor ao consumidor.
-
1961
Iniciamos nossas operações no Estado do Rio de Janeiro, em um pequeno escritório no Centro da capital, local de fácil acesso às Zonas Norte e Sul da cidade, onde se encontravam as principais redes de drogarias.
-
1970
Na década de 1970, demos início ao processo de expansão das atividades e ampliação da Sede Corporativa da Companhia. Foi também um período de forte crescimento do número de clientes. Firmamos parcerias e iniciativas conjuntas com importantes indústrias de produtos farmacêuticos, como Bristol-Myers Squibb, Roche e Aché.
-
1997
Completamos o processo de automatização para separação dos produtos (picking) no nosso Centro de Distribuição do Estado do Rio de Janeiro.
-
1999
Realizamos a aquisição estratégica de um distribuidor atacadista de produtos farmacêuticos no Estado de São Paulo, a KF Distribuidora, que contava com dois Centros de Distribuição – um na capital, e outro na cidade de São Carlos.
-
2002
Passamos a atuar no segmento de Especialidades, fornecendo produtos farmacêuticos e hospitalares a clínicas e hospitais privados.
-
2004
Começamos a operar na região Nordeste do país, a partir da inauguração de um Centro de Distribuição em Salvador, no Estado da Bahia.
-
2005
A fim de aumentar nosso mix de produtos e capturar sinergias entre os nossos negócios, iniciamos a distribuição de vacinas, por meio da subsidiária Promovac.
-
2006
Em 26 de outubro, fizemos IPO (Initial Public Offering) da Companhia, com captação bruta de R$ 401 milhões. De forma pioneira no segmento farmacêutico brasileiro, as ações da Companhia passaram a ser negociadas na B3.
Foi criado o Instituto Profarma de Responsabilidade Social, a fim de atender a crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade, através de suporte a instituições beneficentes nas áreas de atuação do Grupo Profarma.
-
2007
Ampliando nossa área de atuação, inauguramos dois Centros de Distribuição no Nordeste do Brasil, nos estados de Pernambuco e Ceará. Fizemos também a aquisição da distribuidora Dimper, em Canoas, Rio Grande do Sul, passando a contar, assim, com 11 CDs, em 10 estados do país.
-
2011
De forma a reforçar nossa área de Especialidades, fizemos a aquisição de 60% da Prodiet Farmacêutica, empresa de distribuição de medicamentos para o segmento hospitalar, com sede em Curitiba, Paraná.
-
2013
Seguindo o planejamento estratégico da Companhia, entramos no varejo farmacêutico, com as aquisições das redes Drogasmil, Farmalife e Tamoio, no Rio de Janeiro. Assim, consolidamos um novo posicionamento do Grupo Profarma, como um dos maiores players do setor de saúde do Brasil. Neste mesmo ano, fizemos a aquisição dos 40% restantes da Prodiet Farmacêutica.
-
2014
Firmamos uma associação estratégica com a AmerisourceBergen Corporation – uma das maiores companhias fornecedoras de serviços e produtos farmacêuticos do mundo. Realizamos aumento de capital no montante de R$ 187 milhões.
-
2016
Constituímos a d1000 Varejo Farma, consolidando a divisão de varejo do Grupo Profarma. Ampliamos a área de atuação no varejo, com a aquisição da Drogaria Rosário, marca relevante no Centro-Oeste do Brasil, (Distrito Federal, Goiás, Tocantins e Mato Grosso). Ao final de julho deste ano, visando a fortalecer a estrutura de capital da Companhia, homologamos aumento de capital de R$140 milhões.
-
2017
Com o objetivo de dar suporte ao forte crescimento e à nova composição da Companhia, realizamos um aumento de capital de R$100 milhões.
-
2018
Visando a fortalecer a estrutura de capital, por meio de investimento em capital de giro e redução do nível de endividamento, realizamos novo aumento de capital: R$333 milhões.
-
2020
Com o objetivo de acelerarmos a expansão orgânica da nossa plataforma de lojas e desalavancarmos o Grupo, realizamos o IPO da d1000 varejo farma em agosto, captando R$400 milhões e passamos a fazer parte de um seleto grupo de companhias brasileiras com mais de uma empresa de capital aberto.
-
2021
• Celebramos os 60 anos do Grupo Profarma, fundado em 1961.
• Em linha com a nossa estratégia de crescimento, realizamos a expansão do Centro de Distribuição localizado no estado do Rio de Janeiro e inauguramos um Centro de Distribuição no Distrito Federal.
• Em agosto de 2021, a Profarma, juntamente com a AmerisourceBergen Corporation, celebrou a venda da participação societária na Cannes RJ Participações S.A. (“Cannes”), holding que detém participação societária nas sociedades operacionais do segmento de especialidades, para a CM HOSPITALAR S.A. -
2022
Concluída a venda da Profarma Specialty S.A , aprovada pelo CADE no segundo trimestre e recebendo o valor bruto de R$ 84,6 milhões, devido sua participação minoritária na divisão de especialidades.
Expansão da capacidade de atendimento da Profarma Distribuição, com a abertura do segundo CD de São Paulo que trouxe ganhos no nível de serviços prestados para clientes do interior paulista, reforçando o compromisso da Companhia na entrega do melhor atendimento para todos os parceiro comerciais.
-
2023
O Grupo Profarma celebrou 10 anos de sua entrada no varejo farmacêutico, sendo a Rede d1000 reconhecida como a mais eficiente do varejo nacional pelo ranking IBEVAR. Em 2023 foi lançado também o Próton, hub de inovação do Grupo Profarma com o propósito de entregar saúde e promover um ecossistema que possibilite a construção de um ambiente mais inovador e conectado com empreendedores, universidade e outros hubs.
-
2024
Expandimos as operações da Distribuição, inaugurando um novo CD em Mato Grosso, a fim de melhor acomodar demandas da região Centro-Oeste brasileira. Hoje a região conta com este CD e o presente no Distrito Federal.
O ano também foi muito significativo para a Rede d1000 que conquistou, pela segunda vez consecutiva, o prêmio de rede varejista mais eficiente pelo ranking IBEVAR.