Quem somos

Fundada em 1961 no Rio de Janeiro por Manoel Birmarcker, a Profarma iniciou suas atividades na distribuição de medicamentos e produtos de saúde, higiene e bem-estar. Atuou exclusivamente nesse segmento até 2013, quando ingressou no varejo farmacêutico com a aquisição das redes Drogasmil, Farmalife e Tamoio e concluiu sua fase de expansão inorgânica em 2016 com a compra da Rede Rosário, no Mato Grosso.

Assim, o Grupo consolidou-se como um dos principais players de saúde no Brasil, com mais de 60 anos de atuação e uma plataforma integrada de distribuição e varejo. Atualmente, opera 15 centros de distribuição e quatro bandeiras de farmácias, com forte presença em mercados estratégicos do país. A Rede d1000 também desenvolve marcas exclusivas, como Nº 21, GOnutri, Bem Básico, Bonnevi, Dfresh, Mini Moon, Mise, Polimix e Wissen, ampliando sua proposta de valor ao consumidor.

  1. 1961

    Iniciamos nossas operações no Estado do Rio de Janeiro, em um pequeno escritório no Centro da capital, local de fácil acesso às Zonas Norte e Sul da cidade, onde se encontravam as principais redes de drogarias.

  2. 1970

    Na década de 1970, demos início ao processo de expansão das atividades e ampliação da Sede Corporativa da Companhia. Foi também um período de forte crescimento do número de clientes. Firmamos parcerias e iniciativas conjuntas com importantes indústrias de produtos farmacêuticos, como Bristol-Myers Squibb, Roche e Aché.

  3. 1997

    Completamos o processo de automatização para separação dos produtos (picking) no nosso Centro de Distribuição do Estado do Rio de Janeiro.

  4. 1999

    Realizamos a aquisição estratégica de um distribuidor atacadista de produtos farmacêuticos no Estado de São Paulo, a KF Distribuidora, que contava com dois Centros de Distribuição – um na capital, e outro na cidade de São Carlos.

  5. 2002

    Passamos a atuar no segmento de Especialidades, fornecendo produtos farmacêuticos e hospitalares a clínicas e hospitais privados.

  6. 2004

    Começamos a operar na região Nordeste do país, a partir da inauguração de um Centro de Distribuição em Salvador, no Estado da Bahia.

  7. 2005

    A fim de aumentar nosso mix de produtos e capturar sinergias entre os nossos negócios, iniciamos a distribuição de vacinas, por meio da subsidiária Promovac.

  8. 2006

    Em 26 de outubro, fizemos IPO (Initial Public Offering) da Companhia, com captação bruta de R$ 401 milhões. De forma pioneira no segmento farmacêutico brasileiro, as ações da Companhia passaram a ser negociadas na B3.

    Foi criado o Instituto Profarma de Responsabilidade Social, a fim de atender a crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade, através de suporte a instituições beneficentes nas áreas de atuação do Grupo Profarma.

  9. 2007

    Ampliando nossa área de atuação, inauguramos dois Centros de Distribuição no Nordeste do Brasil, nos estados de Pernambuco e Ceará. Fizemos também a aquisição da distribuidora Dimper, em Canoas, Rio Grande do Sul, passando a contar, assim, com 11 CDs, em 10 estados do país.

  10. 2011

    De forma a reforçar nossa área de Especialidades, fizemos a aquisição de 60% da Prodiet Farmacêutica, empresa de distribuição de medicamentos para o segmento hospitalar, com sede em Curitiba, Paraná.

  11. 2013

    Seguindo o planejamento estratégico da Companhia, entramos no varejo farmacêutico, com as aquisições das redes Drogasmil, Farmalife e Tamoio, no Rio de Janeiro. Assim, consolidamos um novo posicionamento do Grupo Profarma, como um dos maiores players do setor de saúde do Brasil. Neste mesmo ano, fizemos a aquisição dos 40% restantes da Prodiet Farmacêutica.

  12. 2014

    Firmamos uma associação estratégica com a AmerisourceBergen Corporation – uma das maiores companhias fornecedoras de serviços e produtos farmacêuticos do mundo. Realizamos aumento de capital no montante de R$ 187 milhões.

  13. 2016

    Constituímos a d1000 Varejo Farma, consolidando a divisão de varejo do Grupo Profarma. Ampliamos a área de atuação no varejo, com a aquisição da Drogaria Rosário, marca relevante no Centro-Oeste do Brasil, (Distrito Federal, Goiás, Tocantins e Mato Grosso). Ao final de julho deste ano, visando a fortalecer a estrutura de capital da Companhia, homologamos aumento de capital de R$140 milhões.

  14. 2017

    Com o objetivo de dar suporte ao forte crescimento e à nova composição da Companhia, realizamos um aumento de capital de R$100 milhões.

  15. 2018

    Visando a fortalecer a estrutura de capital, por meio de investimento em capital de giro e redução do nível de endividamento, realizamos novo aumento de capital: R$333 milhões.

  16. 2020

    Com o objetivo de acelerarmos a expansão orgânica da nossa plataforma de lojas e desalavancarmos o Grupo, realizamos o IPO da d1000 varejo farma em agosto, captando R$400 milhões e passamos a fazer parte de um seleto grupo de companhias brasileiras com mais de uma empresa de capital aberto.

  17. 2021

    • Celebramos os 60 anos do Grupo Profarma, fundado em 1961.
    • Em linha com a nossa estratégia de crescimento, realizamos a expansão do Centro de Distribuição localizado no estado do Rio de Janeiro e inauguramos um Centro de Distribuição no Distrito Federal.
    • Em agosto de 2021, a Profarma, juntamente com a AmerisourceBergen Corporation, celebrou a venda da participação societária na Cannes RJ Participações S.A. (“Cannes”), holding que detém participação societária nas sociedades operacionais do segmento de especialidades, para a CM HOSPITALAR S.A.

  18. 2022

    Concluída a venda da Profarma Specialty S.A , aprovada pelo CADE no segundo trimestre e recebendo o valor bruto de R$ 84,6 milhões, devido sua participação minoritária na divisão de especialidades.

    Expansão da capacidade de atendimento da Profarma Distribuição, com a abertura do segundo CD de São Paulo que trouxe ganhos no nível de serviços prestados para clientes do interior paulista, reforçando o compromisso da Companhia na entrega do melhor atendimento para todos os parceiro comerciais.

  19. 2023

    O Grupo Profarma celebrou 10 anos de sua entrada no varejo farmacêutico, sendo a Rede d1000 reconhecida como a mais eficiente do varejo nacional pelo ranking IBEVAR. Em 2023 foi lançado também o Próton, hub de inovação do Grupo Profarma com o propósito de entregar saúde e promover um ecossistema que possibilite a construção de um ambiente mais inovador e conectado com empreendedores, universidade e outros hubs.

  20. 2024

    Expandimos as operações da Distribuição, inaugurando um novo CD em Mato Grosso, a fim de melhor acomodar demandas da região Centro-Oeste brasileira. Hoje a região conta com este CD e o presente no Distrito Federal.

    O ano também foi muito significativo para a Rede d1000 que conquistou, pela segunda vez consecutiva, o prêmio de rede varejista mais eficiente pelo ranking IBEVAR.

GRUPO PROFARMA

Saúde onde você estiver

PROFARMA DISTRIBUIÇÃO

Entregamos o que importa

Rede d1000

Saúde em cada marca