Mercado Brasileiro
A Indústria Farmacêutica no Mundo
O mercado farmacêutico mundial superou, em 2015, a marca de US$1 trilhão em vendas, de acordo com o IMS Health. O IMS Health estima que as vendas no mercado mundial alcancem US$1,4 trilhão até 2020.
Vendas Globais e Crescimento de Mercado (2011-2020)
Fonte: IMS Health Market Prognosis, Apr 2016, Preço Fábrica, Não considerado descontos. Contém dados auditados + não auditados; (e) estimativa.
De acordo com dados divulgados pelo IMS Health, em 2015, o mercado latino-americano atingiu US$28,6 bilhões, tendo apresentado um crescimento de 11,3% no último ano. O gráfico abaixo mostra, para 2015, os maiores mercados farmacêuticos (varejo) da América Latina em vendas totais anuais a preço de fábrica:
Fonte: IMS Health, 2016
Existem cerca de mil fabricantes de produtos farmacêuticos no mundo, sendo que os dez maiores foram responsáveis por aproximadamente 40,0% do faturamento total do setor, conforme dados do IMS Health:
COMPANHIA | MARKET SHARE | |
---|---|---|
1 | Novartis | 5,5% |
2 | Pfizer | 5,0% |
3 | Sanofi-Aventis | 4,3% |
4 | Roche | 4,2% |
5 | Merck&Co | 4,2% |
6 | Astra Zeneca | 3,9% |
7 | Johnson&Johnson | 3,6% |
8 | Glaxo SmithKline | 3,5% |
9 | Teva | 2,9% |
10 | Gilead | 2,8% |
Total 10 maiores | 40,0% |
Fonte: IMS World Review, 2015
A Indústria Farmacêutica no Brasil
O mercado brasileiro de medicamentos, por sua vez, em 2015, movimentou R$ 75 bilhões de faturamento a preço de fábrica, o que representou um crescimento de aproximadamente 14% em comparação ao ano anterior.
O gráfico abaixo demonstra a evolução das vendas de produtos farmacêuticos para drogarias no Brasil desde 2003 e apresenta um índice composto de crescimento anual de 15%. De acordo com o IMS Health, em 2015, existiam 72.500 farmácias e drogarias no Brasil.
Fonte: IBGE. Farmácia Popular, Health, OMS, IMS, Brazil Central Bank
O gráfico abaixo apresenta a composição das vendas de produtos farmacêuticos comercializados no Brasil, em 2015, para (i) o Mercado Varejo, que consiste no consumidor final e (ii) o Mercado Institucional Governo Brasileiro, clínicas e hospitais privados. O Mercado Institucional representa 31,0% do mercado farmacêutico brasileiro e cresce em torno de 15,0% ao ano, impulsionado pelo setor privado.
Fonte: IMS Health, 2016.
Abaixo ranking dos 10 principais fabricantes, responsáveis por aproximadamente 40,0% do faturamento do setor no Brasil, em linha com o mercado mundial.
COMPANHIA | R$ MAT MAR 16 (MM-PPP) | |
---|---|---|
1 | Nc Farma | 3.382 |
2 | Sanofi | 3.484 |
3 | Hypermarcas | 3.482 |
4 | Ache | 2.900 |
5 | Novartis | 2.366 |
6 | Eurofarma | 2.271 |
7 | Bayer | 1.682 |
8 | GSK | 1.432 |
9 | Pfizer | 1.323 |
10 | Takeda | 1.246 |
Total 10 maiores | 23.568 |
Fonte: IMS PMB, PPP, MAT Março 2016; IMS NRC MAT Março 2016
Tipos de Produtos Farmacêuticos
Os produtos farmacêuticos estão assim classificados: Medicamentos, Produtos de Higiene Pessoal e Cosméticos (em conjunto, Perfumaria), Produtos Hospitalares, Vacinas e Especialidades.
(i) Medicamentos
Medicamentos Branded:
Também conhecidos como Medicamentos de Referência e Medicamentos Éticos, são aqueles lançados pelos laboratórios, após grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento, exaustivos procedimentos de testes e aprovação das agências governamentais competentes. Esses produtos, em seus lançamentos, são protegidos por patente, cujo prazo pode variar de acordo com a categoria da invenção e da legislação do país (no Brasil, este prazo é de até 20 anos). Os Medicamentos Branded exigem prescrição médica para a venda.
Medicamentos Genéricos:
Medicamentos idênticos bioequivalentes aos respectivos Medicamentos Branded, em dosagem, eficácia, segurança, potência, qualidade, características de desempenho e uso pretendido. São desenvolvidos após a expiração, renúncia ou quebra da patente do Medicamento Branded em que se baseiam. A diferença se dá no nome, na marca e na forma de divulgação. Os Medicamentos Genéricos não são protegidos por patente. Devido aos menores custos com pesquisa, desenvolvimento e marketing, os Medicamentos Genéricos são vendidos, em geral, a preços inferiores em 30,0% a 70,0% aos dos Medicamentos Branded.
No Brasil, os Genéricos respondem por 30% das vendas em unidades no conjunto do mercado farmacêutico. Segundo dados do Pró-Genéricos, com base nos indicadores do IMS PPP (Pharmacy Purchase Price), as vendas de Medicamentos Genéricos somaram R$ 5,9 bilhões em 2015 (alta de 11,75% em relação a 2014, período em que o resultado foi de R$ 5,3 bilhões).
Medicamentos OTC:
Medicamentos cuja venda é livre, não requerendo a apresentação de prescrição médica. Utilizados para o alívio de uma condição médica. Esse grupo inclui medicamentos para o tratamento de condições agudas fáceis de serem autodiagnosticadas, tais como antiácidos, remédios para tosse, dor e gripe.
Movimentando cerca de R$ 14 bilhões no Brasil, as vendas de OTC nas farmácias cresceram 20% nos doze meses até fevereiro de 2014, segundo dados da consultoria especializada IMS Health.